O Projeto ECOPACIFIC Sustentabilidade

Projeto voltado para reduzir os impactos em todos os processos da cadeia de suprimentos, incluindo fornecimento de produtos, serviços e novos negócios que sejam fundamentais para atingir essas reduções, com o compromisso de buscar resultados significativos durante os anos de 2020 e 2021com os seguintes objetivos:

Ajudar a tomar iniciativas para melhorar a saúde e bem-estar de seus colaboradores;

Vincular seu crescimento à redução do impacto ambiental, obtendo redução do desperdício de produtos. A meta é reduzir pela metade o descarte de alimentos, consumo de energia elétrica e água.

Fortalecer a participação das pessoas que fazem parte do Grupo Pacific Catering&Log, incentivando a consciência sustentável.

O Projeto ECOPACIFIC Sustentabilidade está centrado em três áreas: saúde e bem-estar, meio ambiente e melhores condições de vida e trabalho.
Saúde e bem-estar é o ponto inicial. Ao promover boas condições de saúde e higiene, as atividades têm um impacto positivo em dois dos maiores desafios: Conscientização e mudança de hábitos.
Com relação ao meio ambiente, a Pacific Catering&Log pretende concentrar seus esforços na redução do desperdício de Energia Elétrica e bens consumíveis, no melhor aproveitamento da água, no tratamento dos resíduos e na otimização de recursos sustentáveis. 

A escolha desses tópicos se deve aos seguintes fatores:
• Energia Elétrica: Para preservação dos produtos frigoríficos armazenados nas câmaras é necessário congelamento e refrigeração e, portanto, se consome muita energia. 
• Água: Necessária em grande quantidade na cadeia de higienização da frota de veículos e contentores.
• Resíduos: A empresa adquiriu através do fornecimento de produtos durante o ano de 2019, mais de 18 de toneladas de embalagens, sendo mais da metade deste total de origem plástica e papelão.
• Recursos sustentáveis:  Medidas para melhor utilização dos resíduos provenientes da segregação dos produtos de Hortifrutis que são descartados para melhorar a aparência e qualidade para fornecimento ao cliente.

Com relação a melhores condições de vida e trabalho, o foco estará no mundo em desenvolvimento, no qual a empresa irá priorizar a conscientização de todos os envolvidos direta e indiretamente no processos de prestação de serviços e fornecimento.

O Projeto ECOPACIFIC Sustentabilidade define metas quantificadas e com prazos para cada área. Para muitas delas, 2020 é o prazo inicial, mas é apenas um marco em uma jornada ainda mais longa.

1. Melhorar o aproveitamento dos Recursos  Até o final de 2021, a empresa pretende focar na conscientização de seus funcionários, parceiros e fornecedores a tomar atitudes para melhorar sua saúde e seu bem-estar, com foco em no aproveitamento dos recursos e minimizando o desperdício.
A meta é contribuir para que 100% de seus funcionários, colaboradores e parceiros melhorem seus hábitos sustentáveis. Sendo criados mecanismos para desenvolver a mentalidade participativa de todos, resultando em mudança positiva e constante de comportamento.
Indicador: Aumentar o número de treinamentos mensais voltados para a área de sustentabilidade e disponibilização de orientações e diretrizes em todos os canais de comunicação do Grupo Pacific Catering&Log.
2. Reduzir o impacto ambiental  Nesse aspecto, a grande meta da empresa é reduzir pela metade, até dezembro de 2021 o desperdícios de resíduos oriundo de suas atividades e das atividades de suporte, a conscientização ambiental relacionada à otimização das embalagens de produtos fornecidos, à medida que o negócio cresce, com foco na redução de envio de plástico e papelão a bordo das embarcações, em eficiência no uso da água e energia elétrica, na redução de resíduos orgânicos e no aumento do uso de recursos sustentáveis. 

• Água – A análise destaca que aproximadamente 60% do consumo de água da empresa é proveniente do processo de higienização da frota de veículos e contentores. A meta é reduzir pela metade o gasto de água relacionado á este consumo, criando mecanismos de reaproveitamento deste recurso.

Plano de Ação: Redução em 30% da quantidade de água utilizada para higienização da frota, bem como a água necessária para utilização por consumidor, com a construção de reservatório de captação de água da chuva e tratamento de água para reuso nas descargas de vasos sanitários, até dezembro 2020.

• Energia Elétrica – Reduzir pela metade o consumo proveniente das Câmaras Frigoríficas e promover o consumo consciente de energia.

Plano de Ação: Implantar geradores de energia renováveis como painéis solares, alterar as cores das paredes internas mais escuras para cores mais claras, aumentar o uso de luz natural nos ambientes, programar manutenções regulares dos equipamentos elétricos, Instalar sensores de presença, até dezembro 2021.

• Resíduos – Reduzir em 80% os resíduos associados ao descarte dos produtos de hortifrútis, plástico e papelão, até dezembro de 2020.

Plano de Ação: Utilização de processos para viabilizar a reciclagem e reutilização, bem como a otimização de embalagens e redução de resíduos a bordo das embarcações com o envio dos produtos em caixas retornáveis dobráveis (EcoCaixasPacific). Projeto Piloto já está em execução desde Setembro de 2019 na Embarcação CBO Manoella, com feedback positivo dos tripulantes desta embarcação. A meta é implementar o projeto nas demais embarcações da Compania. Criação de horta sustentável com a participação de funcionários voluntários, contando com sistema de compostagem para geração de adubo orgânico utilizando restos de hortifrútis descartados e com isso se evitar o descarte e destinação incorreta.
Por esse critério, verificou-se que para alcançar a meta, todas as categorias terão de reduzir o desperdício. 

3. Fortalecer a participação das equipes 
No processo de reciclagem de resíduos a Pacific Catering &Log pretende-se criar competições, oferecendo prêmios e definindo etapas de participação para promover a confraternização entre os funcionários, contribuir significativamente para a redução da poluição, dentre outros benefícios. Para a redução de copos descartáveis, já é disponibilizado desde o último ano squizes e copos de vidro à disposição para uso dos funcionários. Quanto ao descarte de equipamentos eletrônicos, é promovido mensalmente em DDSs, ações de conscientização sobre o descarte corretos do lixo eletrônico e rotina de entrega dos mesmos á Secretaria de Meio Ambiente para a devida destinação.

Em relação a esta meta, a Pacific Catering&Log pretende, até 2021, prover melhorias nas condições de vida e trabalho de seus funcionários, fornecedores, colaboradores e clientes. 

• Local de trabalho – A empresa pretende, até 2021, reduzir a “zero” o número de acidentes no local de trabalho.
• Outras metas relativas ao local de trabalho:

  • Melhorar a saúde e nutrição dos funcionários;
  • Reduzir o lixo produzido nos escritórios;
  • Adquirir materiais de escritório de fontes sustentáveis; 
  • Reuso de papeis usados e documentos descartados para impressões de rascunhos;
  • Viabilização de diretório virtual para assinatura eletrônica de documentos para evitar impressão desnecessária e Tablets para acesso destes documentos.


Prestação de contas 
O Projeto ECOPACIFIC Sustentabilidade será acompanhado pelo Setor de QSMS da Pacific Catering&Log, cuja função é instruir e monitorar o andamento da estratégia de desenvolvimento sustentável da empresa. 
Os resultados do projeto serão comunicados a cada seis meses ao Comitê de Diretores e o andamento das metas estabelecidas divulgadas através dos meios de comunicação corporativos, como website da empresa, com informações do programa atualizadas periodicamente, além das redes sociais corporativas, como Instragran, Facebook e Linkedin.

Projeto Horta Sustentável

Sistema de compostagem com resíduos de Hortifrutis e produção de minhocário para geração de adubo orgânico:
O adubo produzido por este sistema é usado na plantação e substitui os fertilizantes industriais. Este composto alimenta as plantas, que por sua vez, sequestram gases de efeito estufa, melhoram o ambiente. A compostagem é utilizada para controlar a decomposição de materiais orgânicos, como restos de legumes e verduras, por meio da ação de microorganismos, que transforma o resíduo orgânico em composto estabilizado, rico em húmus e nutrientes minerais, com atributos físicos, químicos e biológicos superiores àqueles encontrados nas matérias primas, permitindo que seja utilizado como adubo.

Montagem da Composteira utilizando caixas térmicas descartadas
Cada Composteira deve ser formada por três caixas de plásticos empilhadas ( caixas Térmicas descartadas) e interligadas por pequenos furos feitos ao fundo. A caixa inferior serve para escoamento e armazenamento de chorume, líquido formado durante o processo de decomposição do material orgânico. Nesta caixa há uma torneira que serve para a coleta deste material. A caixa do meio é a digestora, nela será despejado todo o material orgânico (restos de legumes e vegetais). A proporção é sempre 2:1, ou seja, duas partes de material úmido (restos de alimentos) pra uma parte de material seco (serragem, por exemplo). Para acelerar o processo de decomposição, são coladas minhocas nesta segunda caixa.

A terceira caixa, também digestora, será utilizada quando a segunda estiver cheia. As minhocas utilizam os furos para migrar para a caixa de cima, quando o processamento de todo o material chega ao fim. Isso significa que ou composto já está pronto pra ser utilizado.

Ao contrário do que muitos pensam, o chorume formado na composteira não é contaminante. O líquido, também conhecido como “chorume do bem” deve ser utilizado na proporção de um litro de chorume para dez litros de água. Ele também pode ser usado como biofertilizante.

O composto precisa ser mexido sempre que forem adicionados novos restos de alimentos. A oxigenação auxilia a ação dos microorgasnismos e é importante para evitar o mau cheiro. Além disso, o composto também precisa estar sempre úmido. O teste simples, de pegar o composto com a mão e apertá-lo é suficiente para saber se a umidade está boa o suficiente.

Para estar na medida certa, a mão deve ficar úmida, mas não deve escorrer, no entanto, podem pingar algumas gotas. Se o líquido ainda estiver escorrendo, é preciso adicionar mais terra ou serragem para equilibrar. Do mesmo modo, se o composto estiver muito seco deve ser adicionado um pouco de água.

Para que o processo de decomposição seja acelerado, deverá ser evitado descartar materiais grandes, antes de colocar na composteira, os mesmos deverão ser triturados. Quanto menores forem os materiais, mais os microrganismos trabalham e mais rapidamente os materiais se decompõem.

Para saber se a compostagem está funcionando adequadamente, ela não deve cheirar mal e tem que ter um cheiro doce de terra. O mau cheiro pode ser causado pela adição de carnes ou ossos, por isso esses materiais devem ser evitados.

A falta de oxigenação do composto torna o ambiente propício para a ação de microorganismos decompositores anaeróbicos que são responsáveis pelo cheiro ruim.

No final o composto deve apresentar um aspecto o qual não é possível distinguir os tipos de material. O volume deve ter reduzido de 50% a 75%, sua coloração deve ser escura e ao pegá-lo com as mãos tem que estar um pouco escorregadio como se tivesse um pouco de sabão. Para se homogeneizar o composto, poderá ser usado uma peneira , o que contribuirá para uma aparência muito boa.


Uso do composto Orgânico
O composto deve ser misturado com terra ou aplicado diretamente no solo. O adubo deve ser adicionado na época de plantio, pois além de prover nutrientes para as plantas, ele atua também na melhoria das condições químicas, físicas e biológicas do solo. Em locais sem vegetação, o composto ajuda a melhorar as condições do solo além de minimizar efeitos do sol e da chuva. 

Canteiros utilizando Caixas Térmicas e Monoblocos para descarte

Horta suspensa para temperos de canos de garrafas pet e cano PVC descartados

Planejamento para funcionamento da Horta Sustentável:
• Escala que determina dias e horários dos responsáveis voluntários pela rega das plantas, para evitar que o local receba água de mais ou de menos.
• Calendário para Mutirões de plantio e limpeza dos canteiro